China anuncia plano de contingência contra ameaça de gafanhotos a4g

A China emitiu na segunda-feira um plano de contingência para monitorar e controlar a propagação de gafanhotos no país e no exterior, com fim de “garantir a produção de grãos e a segurança ecológica”. 4q423d

O Miinistério da Agricultura e dos Assuntos Rurais explicou que o objetivo do plano é garantir que os gafanhotos-do-deserto vindos do exterior não causem danos, e que os surtos de gafanhotos domésticos não se tornem uma praga, controlando a taxa de plantações afetadas abaixo de 5%.

As autoridades locais devem prevenir a invasão de gafanhotos-do-deserto do exterior. O plano pede que se estabeleçam estações de monitoramento nas potenciais rotas de migração das pestes destrutivas no Tibet, Yunnan e Xinjiang.

Para controlar os gafanhotos nas áreas agrícolas domésticas, serão adotados métodos de controle químico para áreas com alta densidade das pestes, enquanto nas áreas de média ou baixa densidade serão aplicados métodos de controle biológico e ecológico.

O plano também exige uma investigação sobre os perigos ocultos dos gafanhotos nas principais pastagens na Mongólia Interior, Xinjiang e Sichuan, e o fortalecimento da prevenção e controle em pontos-chave na fronteira da China com o Cazaquistão e com a Mongólia.

O raro surto de gafanhotos-do-deserto no leste da África e sudoeste da Ásia tem representado uma grave ameaça à produção de grãos e atividades agrícolas locais, o que levou ao alerta de praga de gafanhotos-do-deserto emitido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Embora os especialistas acreditem ser altamente improvável que gafanhotos-do-deserto invadam a China, é necessário tomar precauções, diz a nota oficial.

(Com informações da Xinhua Press)

Deixe uma respostaCancelar resposta g2k3h