A Revolução Eólica (40) – Visitantes superlotam Cerro Chato no fim de semana 3l4h6t

Apenas cinco dos 45 aerogeradores estão funcionando, e produzindo 10 megawatts (MW) de potência, mas já é o bastante para levar milhares de pessoas ao canteiro de obras da Usina Eólica Cerro Chato, em Santana do Livramento. Calcula-se que no último final de semana aram por lá quase mil veículos. “No domingo, cruzaram por aqui uns 600 carros”, garante Nereo Mendes, responsável pela recepção aos visitantes, agora com auxílio de quatro estagiários. O movimento intenso levou a Eletrosul à improvisar um container próximo à entrada do parque eólico, onde as pessoas são convidadas a assistir um vídeo de seis minutos e recebem informações sobre o empreendimento e a energia alternativa utilizada. “Além da população em geral, recebemos autoridades municipais, muitos universitários e engenheiros de outros municípios e estados e até do Uruguai”, aponta. “Cheguei a falar ininterruptamente das 9h às 15h”, comenta Mendes, referindo-se ao dia 5, que registrou o maior movimento. Ainda que não seja parada obrigatória, ele recomenda às pessoas que assistam ao vídeo. “Todos podem percorrer as estradas internas, mas querem avançar nas áreas privadas e chegar próximo às torres, o que não é permitido por questões de segurança, tanto dos visitantes como dos trabalhadores”, avisa. Mendes, que diariamente coordena a Biblioteca Pública do município, também alerta para os cuidados com os animais. “Da estrada dá para ver as torres gigantes, as pessoas ficam maravilhadas e esquecem do cuidado que deve-se ter com os animais, não só os domésticos ou de criação. Constantemente cruzam pela estrada cobras e aranhas do tamanho do palmo da mão”, alerta, lembrando que a ninguém é permitido matar esses animais. As visitas devem ser feitas preferencialmente aos sábados e domingos, a partir das 9 horas, quando Mendes e seus auxiliares já estão à disposição para orientar a população. O complexo eólico Cerro Chato, que está sendo construído pela estatal brasileira Eletrosul (90%) em parceria com a Wobben (10%), subsidiária no Brasil da empresa alemã Enercon, será formado por três parques com capacidade instalada de 90MW. 2v5z1c

0 comentário em “A Revolução Eólica (40) – Visitantes superlotam Cerro Chato no fim de semana” 5r5k3s

  1. SUPERLOTAR O CERRO CHATO ? ESTRANHO COMO PODEM FAZER ISSO COM LATIFÚNDIOS. PÔ NÃO FALEM BOBAGEM, SÓ EXAGEREM NO TÍTULO, MAS RESPEITEM A VERDADE QUE DEVE ESTAR DENTRO DA NOTÍCIA ….

    1. Caro leitor JMe, a informação é do coodenador da visitação, e fala na superlotação do local das obras e não da região, obviamente. Mas você concorda que 600 carros num dia é um supermovimento, não?

  2. Realmente lota! Fui lá visitar e tinha muita gente , parecia a sarandi! rsrsrs
    Fiquei feliz com a receptividade dos funcionarios, é uma novidade, muitos querem ir conhecer e principalmente dada a contribuição para com o meio ambiente, é inquestionavel a sua importância, gerar energia limpa é uma excelente forma de mitigar os impactos que causamos enquanto consumidores.

Deixe um comentário Cancelar resposta 102b43

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *