O Grupo RBS é réu em ação civil pública na Justiça Federal. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina, em dezembro, para anular a compra do jornal A Notícia, de ville (SC), feita em 2006. Também figuram como réus no processo o Cade (Conselho istrativo de Defesa Econômica) e o Ministério das Comunicações, acusados de conivência. Segundo Celso Tres, procurador da República em Santa Catarina encarregado do inquérito, o objetivo da ação é “combater o oligopólio do Grupo RBS no RS e SC”. O MPF pediu que a Justiça, além de anular a compra do jornal villense, determine ao Grupo RBS a diminuição do número de emissoras da empresa nos dois estados. “Isto é um escândalo, em SC não existe nenhum jornal de expressão que não pertença ao Grupo RBS”, disse o procurador. Os empresários citados no processo são Nelson Sirotsky, dono da RBS, e Moacir Tomazi, ex-controlador de A Notícia. O Cade virou réu por permitir que o grupo RBS comprasse o jornal – é atribuição do conselho impedir que empresas de um determinado setor façam aquisições com o objetivo de conseguir monopólio. O Ministério das Comunicações porque concedeu à RBS a compra de várias emissoras por pessoas da mesma família. “Existe conivência do poder público, por meio do Ministério das Comunicações, que deveria fazer valer a limitação de apenas duas emissoras por estado”, disse o procurador. Tres afirmou que embora as emissoras da RBS estejam em nomes de pessoas diferentes, todas pertencem a uma só família. “Se elas têm a mesma programação, são do mesmo grupo. Não teria sentido proibir que alguém seja proprietário de mais de dois meios de comunicação e permitir que esse meio de comunicação transmita a mesma programação e tenha a mesma linha editorial. É uma fraude clara ao objetivo da lei, que é o de evitar a concentração”. Celso Tres apontou no inquérito que a RBS tem 18 emissoras de televisão, dezenas de estações de rádio e uma dezena de jornais. “Um veículo catapulta o outro; isso é muito mais grave do que ter um oligopólio de chocolate, cerveja ou de telefonia celular, porque estamos lidando com a essência do Estado democrático, ou seja, o direito à informação.” O procurador acusa a RBS de “tentar dizimar a concorrência fazendo uso da prática de dumping. Na Grande Florianópolis eles lançaram o jornal A Hora a R$ 0,25, um valor muito abaixo do custo, para quebrar o concorrente Notícias do Sul.” Uma força-tarefa de quatro promotores de Justiça levou dois anos para finalizar o processo. v1146
É muito bom saber que há gente preocupada com o que é certo e errado, mas cabe a pergunta. E quanto aqueles grupos que são mantidos por culto e saem a comprar de tudo que encontram pelo caminho?
Se eles se limitarem a no maximo duas emissoras por estado nao tem problema. O caso aqui é monopólio. Ninguem é obrigado a sustentar tais grupos, dá dinheiro quem quer.
Monopólio não é nada, o ruim mesmo é aguentar essa programaçao e jornalismo pra lá de precários
BAH CARA, TU NAO TEM NEM VERGONHA NA CARA E NEM ATITUDE DE QUERER FAZER ESTE COMENTARIO PRA DESVIAR A TENÇAO DAS PESSOAS QUERENDO FAZER INTRIGUINHA ENTRE EMISSORAS.
IMAGINA SE FOSSE COM SUA FILHA O ESTUPRO.
AH,PELO MENOS ESTES GRUPOS QUE SAO MANTIDOS POR CULTOS ,AO CONTRARIO DE OUTROS… ESTAO FAZENDO ALGUMA COISA POSITIVA PELA SOCIEDADE, E MOTIVANDO-OS A BUSCAR UM MUNDO MELHOR.
NO BRASIL A LEI É UMA PIADA,(AH,SE NÓS ESTIVESSEMOS NOS EUA).
A POPULAÇAO DE FLORIANOPOLIS ESTA INDIGNADA COM ESTE CASO DE ESTUPRO QUE ENVOLVEU FILHOS
DE PAPAIZINHOS, DA CLASSE ALTA.
NAO CONSIGO ENTENDER POR QUE ESSES MENORES OU RESPONSAVEIS AINDA NAO FORAM PUNIDOS…??!!!!!
PELO JEITO ESTA DIFICIL DE APLICAR A JUSTIÇA, SÓ PORQUE UM DELES É FILHO DE UM DOS
CABEÇA DA RBS E OUTRO FILHO DE UM DELEGADO!!! *(GRANDES MERDAS) …(ISSO TEM QUE ACABAR)
NAO SÃO MAIS DO QUE NINGUEM ..
UM DIA VAO MORRER E FEDER DO MESMO JEITO QUE QUALQUER SER HUMANO. (A JUSTIÇA FOI FEITA
PARA TODOS) E É PRECISO QUE SEJA APLICADA , INDEPENDENTE DA CLASSE SOCIAL,
DA COR , CARGO OU PROFISSAO INFERRIOR OU SUPERIOR.
ESTAMOS TODOS ABALADOS E UNIDOS.
SE A JUSTIÇA NAO FOR FEITA A POPULAÇAO
VAI PARA AS RUAS PEDIR A PUNIÇAO DOS CULPADOS OU FAZER JUSTIÇA COM AS PROPRIAS MAOS.
NO BRASIL A LEI É UMA PIADA.
(SE AS PESSOAS QUE TEM O PODER ,NAO TEM ATITUDE OU NAO CUMPREM AS LEIS,…
ENTAO A POPULAÇAO TOMA ATITUDES E FAZ AS LEIS,
E SE NADA MUDAR OU FOR FEITO( EM TODOS OS SENTIDOS) ,
ASSIM SERÁ SUCESSIVAMENTE PIOR).
Quem controla a informação controla a sociedade. Estado democrático, direito a informação? No Brasil? Grande ilusão. Aliás a RBS é aquela empresa que tinha depósitos em paraisos fiscais, não? Não por acaso o Ministerio de Comunicações esta nas mãos da Rede Globo.Parceira da RBS. Máfia travestida de cordeiro. O Chávez, bem ou mal, tenta aplicar a Lei punindo os “impérios” da comunicação que são concessões do Estado.