Ao final de uma crise financeira que só cresceu nos últimos dez anos, a fundação de pais mantenedora O Colégio Santa Rosa de Lima, na rua Santa Terezinha, em Porto Alegre, decidiu esta semana fechar a instituição de ensino, que completou 45 anos em 2010. Desde 2001, a escola vem perdendo alunos. A diminuição da receita, somada a despesas com demissões sem lastro de caixa, inviabilizou a continuidade. A gestão amadora, feita voluntariamente por pais que compõem a diretoria da fundação, não conseguiu reverter o processo. Várias possibilidades estão sendo estudadas, junto com o Ministério Público, para quitar as dívidas da fundação. O mais provável é que o prédio seja alugado. Os 32 professores serão formalmente demitidos na próxima semana, mas saem sem esperança de receber as verbas rescisórias agora. Além de despesas trabalhistas, a fundação deve à Previdência e a bancos. 5te5u
Cabe salientar que a instituição manteve, em todos esses anos, ensino e corpo docente qualificados, posicionando os estudantes em níveis elevados junto ao ENEM. E obteve alto índice de aprovação em vestibulares já realizados para ingresso em 2011.
Muito triste. O Santa Rosa de Lima foi uma instituição qualificada que por décadas formou alunos e cidadãos e por isso desejo, à distância porque já não resido em Porto Alegre, o melhor destino para ela.
Um abraço a pais, professores e todos que trabalham na Instituição.
Leticia
É com enorme tristeza que recebo essa notícia. Fui aluna do Santa Rosa a vida escolar inteira, dos 5 aos 17 anos de idade e posso dizer que devo muito aos professores e colegas que tive lá.
O SRL tinha algo diferente mesmo, o fato de ser gerido pelos próprios pais dava a ele um ar familiar. Não é à toa que todos se conheciam pelo nome.
Além disso, o ensino era de excelência. Me formei em 2008 e ei no vestibular da UFRGS pra Relações Internacionais, diretamente após o colégio e só tenho a agradecer ao SRL por isso.
Tenho certeza que POA perde uma grande escola, mas não o que ela contribui para a formação e a vida de seus alunos, professores e funcionários.
Um beijo carinhoso a todos que fizeram parte dessa história.
Meu pai construiu o prédio, no tempo das freiras. Só isso representa uma vinculação afetiva com o colégio. Minha filha, hoje com mais de trinta anos e meu filho, com quase isso, ambos com curso superior, fizeram os seus estudos no Santa Rosa, determinante no sucesso de suas carreiras. Fiz parte do conselho diretor duas vezes, na década 90, e já naquele tempo recuado se afiguravam dificuldades, que se antes superadas, agora, pelo que se vê, em que pese o esforço dos que conduziram a instituição, não lograram agora, infelizmente, superar. Resta enaltecer a todos os que pugnaram, ao longo dos anos, pelo indiscutível sucesso da instituição.
Foi com muita tristeza que recebi esta notícia, eu e os
meus irmaos fizemos todo o primeiro Grau la, na epoca
so ia ate a oitava serie. La aprendemos muitas coisas
boas, tivemos uma boa orientacao, um otimo ensino e
fizemos amizades que carregamos ate hoje!!! O Santa
Rosa de Lima foi sem duvida o melhor colégio que ja
estudei! Uma pena ter acontecido tudo isso. Tenho
boas recordacoes deste colégio que tanto gosto e que
com certeza deixara muitas saudades!
Um abraço a todos!
Olá
Também fiquei bem triste com a notícia do Santa Rosa.Meus filhos estudaram lá da primeira à quarta série primária.Nunca esquecerei e ficarei eternamente agradecida à Deus por ter colocado as professoras Berna,Denise Pacheco, Li,Jú,Simone Rassllan e outras mais…Estas professoras colaboraram, e muito, para o altíssímo nível de qualidade de ensino desta Instituição e gostar de estudar dos meus filhos.Um beijão a todos professores daquela época linda do Santa Rosa!!!!!
Também a questão de que nós pais, sentíamo-nos parte da Escola, pois podíamos participar, conversar e trocar idéias com os professores .
só podia né, com aquela ladainha, e ainda foram avisados.
Nós também tivemos nossos dois filhos no Santa Rosa, que aliás foram os pilares na educação de nossos filhos. Não se educa filhos sozinhos. Precisamos da Escola, precisamos da compreenção dos professores, precisamos do carinho dos funcionários para formarmos cidadãos éticos, humanos e comprometidos com a sociedade. Tudo isto encontramos nesta maravilhosa Escola Santa Rosa de Lima que lamentavelmente fechou suas porta esta semana. Iniciar o ano letivo sem Santa Rosa abre um vazio em nossos corações !!!!
muito triste com esta noticia…fui a 5° turma a se formar nesta escola..que levo comigo até hoje….que tristezaaaa
É inacreditável que se tenha chegado a esta situação. Entrei no Sta. Rosa no nível A, e saí ao concluir o 2? grau. Recebi esta notícia num sentimento de profunda tristeza.
Sinto muita falta do SRL, ele era uma casa para mim e para minhas amigas! Queria ter terminado meus anos de colégio no Santa Rosa mas não deu só cheguei até a 6ª série!
:(((, eu era aluno do santa rosa desde 2005 e ate disse pra minha mae que queria ficar ate o fim do ensino medio la de tao bom… por sorte, minha mae ainda conhece minha professora de artes Cláu Paranhos, e conseguiu ela para ilustrar seu livro…
Mas como é que o colégio foi bem no ENEM deste ano ?