Ato contra a ditadura retoma Esquina Democrática interditada há três anos 2w563o

Esquina Democrática/JÁ

Depois de ter ficado interditada desde março de 2022 para obras, a Esquina Democrática  volta a ser o espaço das grandes manifestações populares em Porto Alegre. 522z4s

Está marcado para as 17h desta segunda-feira, 31 de março, o ato Sem Anistia, Golpistas na Prisão, no cruzamento da avenida Borges de Medeiros com a rua da Praia,  reunindo movimentos sindicais, sociais e políticos em repúdio à tentativa de golpe do 8 de janeiro e em defesa da democracia, contra a anistia dos indiciados nos atos golpistas.

A mobilização está sendo organizada pelas centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

O ato faz parte de uma ampla programação de organizações de defesa da democracia neste 31 de março que assinala os 61 anos do golpe militar de 1964.

Na Sala Redenção, no campos central da Ufrgs, será exibido o filme “Doutor Araguaia”, a história de João Carlos Haas Sobrinho, médico e militante político nascido em São Leopoldo (RS)  –  31 de março, às 19h, e 1º de abril, às 16h.

João Carlos participou da Guerrilha do Araguaia, contra a ditadura militar. Foi assassinado  em 1972. Seu corpo nunca foi encontrado.

Às 12h, será realizada uma visita ao Monumento aos Mortos e Desaparecidos pela Ditadura Militar no RS, localizado na Avenida Edvaldo Pereira Filho, em Porto Alegre.

A revista Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo, lança nesta segunda-feira (31) uma edição especial sobre a ditadura civil-militar no Brasil. No Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 19h.

Participam do lançamento  Raul Pont, Céli Pinto, Tarso Genro, Juçara Dutra e Carlos Henrique Árabe, que comentarão o conteúdo da publicação.

1º de abril

O sarau Poesia contra todas as ditaduras será realizado às 19h no Macunaíma, localizado na Rua da República, 153, em Porto Alegre. O evento, organizado por Mariam Pessah (Sarau das Minas), contará com a participação do Sarau da Invencionática, Sopapo Poético, Encontros Bom Fim, Voz Base, Gente de Palavra e Pororoka – Grupo de Leitura.

Às 11h30, acontecerá o ato unitário “Rubens Paiva Vive na Luta por Memória e Justiça”, no Monumento aos Mortos e Desaparecidos do RS, localizado na esquina das avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva, na capital gaúcha.

8 de abril

Uma homenagem a Vladimir Herzog acontecerá das 9h às 11h30 na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico/Ufrgs) em Porto Alegre.

A mediação será do professor Luiz Artur Ferraretto e o evento destacará o papel do jornalismo na resistência ao regime militar e a importância da defesa da liberdade de imprensa.

13 de abril

O Ato em homenagem às vítimas da ditadura às 10h no Parque Marinha, em Porto Alegre, em frente ao Monumento aos Mortos e Desaparecidos.

(Com informações do Brasil de Fato)