Sete casos suspeitos de gripe aviária estão em investigação no Brasil, segundo informou nesta segunda-feira o Ministério da Agricultura. 6m4r5d
Três deles – no Mato Grosso, Sergipe e Ceará – já foram descartados. Seguem em análise laboratorial as suspeitas no Tocantins e em Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, confirmou-se um segundo foco em patos e gansos do zoológico de Sapucaia, na região metropolitana de Porto Alegre, a 46 quilômetros de Montenegro, onde se registrou o primeiro caso, na quinta-feira ada.
Os dados foram atualizados às 19 horas desta segunda-feira no de monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Em 2024, vendeu 5,2 milhões de toneladas do produto, para 151 países, com receita de US$ 9,9 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O mercado externo absorve pouco mais de 35% de toda a carne de frango produzida no Brasil. Quase 80% das exportações saem do Paraná, Santa Catarina e RS.
Os principais destinos internacionais dos produtos da cadeia brasileira do frango são China, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Filipinas, União Europeia, México, Iraque e Coreia do Sul, com mais de 60% dos volumes embarcados.
O ministro Carlos Fávaro deu uma entrevista otimista quanto a possibilidade de manter sob controle os dois focos confirmados e retomar as vendas externas, com a volta gradativa à normalidade.
No mercado interno, a previsão é de estabilidade de preços, uma vez que dois terços da produção nacional fica no mercado interno.
Exportações afetadas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou o número de mercados que estão com exportações suspensas para o frango brasileiro oriundo de qualquer parte do território nacional.
Sete deles comunicaram a suspensão diretamente ao governo: México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina.
Outros 10 tiveram, por força dos acordos sanitários bilaterais, a interrupção automática dos embarques: China, União Europeia (27 países), África do Sul, Rússia, Republica Dominicana, Bolívia, Peru, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka.
Já para outros mercados, a suspensão das exportações, também por força de acordos bilaterais, devem abranger apenas o estado do Rio Grande do Sul ou o município de Montenegro. São eles: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein, Japão, Singapura, Reino Unido, Cuba, Filipinas, Jordânia, Hong Kog, Argélia, Timor Leste, Índia, Lesoto, Paraguai, Suriname, Vanatu e Vietnã.
No caso dos Estados Unidos, o maior importador de ovos do Brasil, o comércio desse produto mantido em todo o território nacional, mas as vendas de material genético foi suspensa temporariamente.
Sistema eficiente 3d1546
Carlos Fávaro explicou que o Brasil possui um dos melhores sistemas de defesa agropecuária do mundo, e lembrou que o vírus circula no mundo desde 2006, só agora, 19 anos depois apareceu em planteis comerciais do país.
Desde maio de 2023, mais de 2 mil investigações de casos de gripe aviária foram feitas de forma recorrente.
Para o secretário de Defesa Agropecuária da pasta, Carlos Goulart, o país está preparado para responder de forma adequada o foco.
“O Brasil é o único país do mundo que disponibilizado , em tempo real, com duas atualizações ao dia. Assim que o laboratório dá o diagnóstico, ele coloca no site. Isso é o nível de transparência que a gente teve que adotar por ser o líder global de produção e exportação de aves e ovos. Foi uma maneira de responder a essa incredulidade que algumas autoridades sanitárias tinham de a gente produzir sem influenza”, afirmou.
Segundo ele, das 538 propriedades rurais da região de Montenegro, mais da metade (310) já foi visitada, incluindo todas em um raio de três quilômetros (km) do foco, além da instalação de barreiras de controle de circulação. Cerca de 17 mil aves foram mortas pela doença ou sacrificadas nas granjas.
(Com informações da Agência Brasil)