Duas em cada três empresas (65%) preparam ações especiais para aquecer as vendas neste final de ano. É o que indica o levantamento mais recente do Sebrae RS. 5g503h
A mesma pesquisa sobre as expectativas dos pequenos negócios para o fim de ano, mostra que apesar do otimismo, apenas uma em cada quatro empresas (24%) irá aumentar o estoque de produtos e/ou matéria prima para o período, esperando um aumento forte nas vendas. A grande maioria quer mesmo é desovar os estoques acumulados desde a pandemia,
A mesma proporção de negócios planeja ações promocionais: 16% irão promover o lançamento de novos produtos e/ou serviços, ao o que 17% irão adaptar os existentes para atender às demandas do período considerado-chave para os 94% dos empreendedores gaúchos.
Em sua 28ª edição, a pesquisa elaborada pelo Sebrae RS foi realizada entre os dias 26/10 e 11/11 e contemplou empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e os Microempreendedores Individuais (MEI) gaúchos.
“É uma época de tradicional demanda para muitos segmentos da economia. Além de considerar o pagamento do 13º salário e as festividades de Natal e Réveillon, este ano a Copa do Mundo será um atrativo a mais para os negócios com apelo extra ao consumo”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
PIX na hora de pagar
A análise do comportamento dos pequenos negócios gaúchos realizada pelo Sebrae RS indicou ainda o PIX como a forma mais empregada pelos estabelecimentos para as transações comerciais.
A ferramenta lançada há exatos dois anos é a mais usada por 38% das empresas, seguida pela utilização de cartão de crédito (25%) e dinheiro em espécie (17%).
(Com informações da Assessoria de Imprensa)
Foto: Zé Carlos de Andrade / Divulgação