O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta semana o maior financiamento da história de Porto Alegre. São 152 milhões de dólares ou 852 milhões de reais, que serão captados por empréstimos do Banco Mundial (BIRD) e da Agência sa de Desenvolvimento, que serão utilizados na revitalização do Centro Histórico, Orla do Guaíba e desenvolvimento do 4° Distrito. 433g3
Com mais 38 milhões de dólares de contrapartida do próprio governo, conforme escreveu a colunista Rosane de Oliveira em GZH, o projeto se torna bilionário.
Em entrevista aos veículos de imprensa o secretário César Schirmer comemorou o financiamento e voltou a falar em VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Até o envio do projeto à Câmara de Vereadores o Executivo, no mês ado à Câmera de Vereadores, o VLT não era considerado prioritário no Programa de Reabilitação do Centro Histórico.
Em agosto ado, Melo e secretários municipais foram ao Rio de Janeiro ver o projeto de revitalização do centro da cidade. Na oportunidade, o prefeito itiu que o VLT poderia ser uma possibilidade a ser implantada em Porto Alegre.
Já o secretário do Meio Ambiente, Germano Bremm, que também esteve na viagem, disse recentemente ao JÁ: “o programa de revitalização trabalha com as soluções viáveis, mas é flexível e talvez a gente possa avançar e dar um o maior e adotar um projeto grandioso como o VLT”.
Sem anúncio oficial, data para começar ou valores definidos, o VLT ainda assim, como o metrô, aeromóvel e outros projetos de mobilidade deixados pra trás, é mais um sonho para os moradores de Porto Alegre.